domingo, 30 de maio de 2010

encontro no TUSP - debate - e agora, nora?





Nas fotos, o registro do encontro realizado no TUSP, um debate informal entre atrizes do Grupo Atuadoras (Daniele Ricieri), Kiwi de Teatro (Renata Azevedo), Bartholomeu (Roberta Estrela D'Alva), Cia Livre e Barca de Dionisos (Lúcia Romano), além do público presente ao espetáculo de Joana Dória, Sofia Boito e Júlia Novaes. O mote da conversa foi a questão do feminino no teatro, a partir das proposições do grupo para a releitura do texto de Ibsen.

O resumo abaixo foi postado por TEATRO DA USP às 08:55. Link: http://tusp.blogspot.com/2009/11/debate-e-agora-nora.html
Aconteceu no último dia 26 de novembro (de 2009), na Sala Experimental Plínio Marcos do TUSP, o debate Mulheres na Arte, proposto pela Cia. Temporária de Investigação Cênica, em que participaram como convidadas debatedoras Lúcia Romano da Cia Livre, Daniele Ricieri do grupo As Atuadoras, Renata Azevedo da Companhia Kiwi de Teatro e Roberta Estrela D'alva do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.
O debate aconteceu após a apresentação da peça "E Agora, Nora?!", que investiga o papel que a mulher quer representar na contemporaneidade, a partir de experiências com o corpo, com a palavra e com o texto Casa de Bonecas, do autor norueguês Henrik Ibsen, mote dramático da investigação cênica do grupo. As atrizes do espetáculo Joana Dória, Sofia Boito e Júlia Novaes também participaram do debate que se iniciou a partir de perguntas sobre a tessitura e as reverberações do espetáculo, que apresenta questões sobre a mulher e a sociedade.
Dentro de um linguagem comum a todas as participantes, o feminino e o teatro, cada atriz representando o seu grupo, anunciou uma busca pelo distanciamento artístico, político, pessoal de conceitos limitadores acerca do feminino e do feminisno.

Sem comentários: